Como quaisquer departamentos de uma empresa existem regras a serem seguidas, recomendações e formas de atuar, em resumo tudo isso se encaixa na palavra “procedimentos”.
É recomendado que se defina procedimentos para todas as ações de interação com outros departamentos, ou seja, entrada e saída de informação do departamento de testes, desta forma já terão pontos importantes para a medição de produtividade, controle das atividades, filas e etc.
Com base nas observações realizadas na empresa XYZ, abaixo seguem exemplos de alguns procedimentos de interação com outros departamentos:
- Pedido de Homologação (teste): Solicitação formal via sistema ou não de teste de um software novo, atualizações, service patch e hotfix, geralmente solicitados pelo departamento de desenvolvimento de software.
- Pedido de Avaliação (verificação de funcionalidade): Quando a empresa tem uma estrutura organizacional de suporte em camadas, o departamento de testes pode ser a ligação entre o suporte e o desenvolvimento, quando isso acontece o suporte ao encontrar um “possível” problema abre uma solicitação para que o departamento de testes verifique se não é um mau uso ou erro de configuração, antes de encaminhar o
- Pedido de Correção ao desenvolvimento. Esta etapa é muito importante para que os testes possam ser reavaliados e aperfeiçoados evitando que estes problemas cheguem aos clientes.
- Pedido de Correção (abertura de bugs): Notificação de problemas no software ao departamento responsável pela sua correção.
- Pedido de publicação: Após o termino de um teste de um pacote, patch ou hotfix é necessário disponibilizá-los aos clientes através dos meios de comunicação adotados pela empresa, normalmente um departamento de marketing faz esta atividade, este pedido marca o termino da atividade do departamento de testes.
Cada empresa adéqua suas atividades operacionais e escrevem seus procedimentos, com base na necessidade, devem ser publicados e seguidos por seus colaboradores. O termo de melhorias contínuas deve ser aplicado o tempo todo nestes procedimentos, pois a sua função é auxiliar na execução das atividades e não atrapalhar.
Diversos outros procedimentos devem ser adotados internamente no departamento de testes, procedimentos estes que já estarão definindo como o testador deve atuar em seus testes. Veremos em detalhes no capítulo Criando Testes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário