quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Lei de Brooks

Segundo Jeff Sutherland.

...Para simplificar, ele diz que “acrescentar mais gente em um projeto de software atrasado resulta em um atraso ainda maior”. Isso já foi demonstrado em vários estudos. Lawrence Putnam é uma figura lendária na indústria de desenvolvimento de software e tornou sua missão de vida estudar quanto tempo as coisas demoram para ser feitas e por quê. Seu trabalho sempre demostrou que projetos com vinte ou mais pessoas precisavam de mais esforço do que aqueles que contavam com cinco ou menos. 

Não era só um pouco mais, mas muito mais. Uma equipe grande levaria cinco vezes mais horas do que a equipe pequena para realizar o mesmo trabalho. Ele viu isso repetidas vezes, em meados da década de 1990, decidiu tentar realizar um estudo amplo para determinar o tamanho certo de uma equipe. Ele analisou 491 projetos de médio porte em centenas de empresas diferentes; todos exigiam a criação de produtos novos ou novas funcionalidades. 

Lawrence dividiu os projetos de acordo com o tamanho das equipes e logo notou que se uma equipe ficava com mais de 8 membros, ela passava a levar muito mais tempo para realizar seu trabalho. Grupos de três a sete pessoas precisavam de 25% menos esforço do que os de nove a doze pessoas para realizar o mesmo trabalho...

Autor: Frederick P. Brooks Jr.
Experiência: Gerente de projeto no System e OS/360 da IBM.
Anos: 1975, 1986, 1995
Quantidade de capítulos: 19

Ele é uma mistura de fatos sobre Engenharia de SW e opiniões com a visão do autor para a gestão de projetos complexos.

“Leitura obrigatória para todos os gerentes de projeto de Software”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário