sábado, 19 de novembro de 2011

Tipos de testes


Abaixo veremos diversas técnicas para auxiliar na estruturação dos testes de software, vale lembrar que muitas vezes os tipos de testes se sobrepõem e ainda não se encaixam por completo há necessidade, mas o importante é dar o caminho, pois o objetivo continua o mesmo, encontrar defeitos no software.

Testes Caixa Preta

Segundo Rios & Moreira (2006), os testes de caixa preta realizam testes na visão do usuário com objetivo de verificar as funcionalidades e os requisitos sem qualquer conhecimento do código ou da lógica interna dos itens testados. Outra definição é a de teste funcional, orientado a entrada e saída, onde definimos um conjunto de entradas, sem considerar a estrutura do software desenvolvido e validamos sua saída, ou seja, quanto mais abrangentes sejam as entradas melhor será o teste.
Esta técnica pode ser utilizada em todas as outras fases de testes, porém esse tipo de teste é insuficiente para identificar certos riscos num projeto de software (BACH, 1999).

Testes Caixa Branca

Nesta técnica o testador tem acesso ao código fonte e irá preparar os testes baseando em sua lógica interna e estrutura avaliando aspectos como: testes de condição, teste de fluxo de dados, testes de ciclos, varia a entrada para que todas as condições e códigos possíveis sejam executados.
Os testes de caixa branca: visam avaliar as clausulas de código, a lógica interna do componente codificado, as configurações e outros elementos técnicos (RIOS e MOREIRA, 2006).

Testes Caixa Cinza

Os testes nesta técnica é uma interseção entre as técnicas de caixa preta e branca, com base no código fonte e estrutura do código, criamos os testes de forma que o realizamos conforme a técnica de caixa preta em outras palavras o desenvolvedor auxilia na criação do Plano de testes, que falaremos a seguir, de forma que os testes atinjam o maior número possível de possibilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário