segunda-feira, 27 de agosto de 2012

CRIANDO A INFRA-ESTRUTURA PARA OS TESTES



Neste capítulo são sugeridas ferramentas, procedimentos e workflow para realização dos diversos tipos de testes e a montagem de laboratórios de testes, simulando os ambientes reais de forma mais completa possível.


Ferramentas

Sistemas de máquinas virtuais

A virtualização é uma tecnologia que oferece uma camada de abstração dos verdadeiros recursos de uma máquina física, provendo recursos (hardware) virtuais para cada sistema operacional.

Com isso temos a vantagem de executar vários sistemas operacionais em um mesmo sistema computacional simultaneamente, entre outras vantagens como:
·         Redes virtuais: cria “switchs” virtuais entre as máquinas virtuais podendo também incluir interfaces de rede reis;
·         Compartilhamento de memória RAM e disco: cada máquina virtual pode utilizar uma quantidade de memória diferente, definida pelo usuário;
·         Snapshot: possibilidade de criar registros instantâneos de uma máquina virtual num dado momento. Assim, é possível testar configurações, e se elas derem erradas pode-se reverter.
Alguns produtos que implementam estas funcionalidades e muitas outras:
·         VM-ware (http://www.vmware.com/);
·         Oracle Virtual Box (http://www.virtualbox.org);
·         GNU XEN (http://www.xen.org/).

Em um ambiente de teste os sistemas de virtualização é uma arma poderosa, permite que se simulem vários tipos de clientes, sistemas e a economia em espaço físico para a montagem dos laboratórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário